Loading color scheme

5 filmes sobre viagens para você se inspirar

Muitas pessoas tomam a decisão de fazer uma viagem longa após uma boa dose de inspiração. Histórias de vida, relatos, livros e filmes têm esse poder e podem ser o grande empurrão para grandes viagens.

Se você tem vontade de colocar a mala nas costas e realizar esse sonho, abaixo, listamos 5 filmes que tratam sobre o tema e, com certeza, te darão uma forcinha para encarar esse mundão cheio de belezas para conhecer. Os cenários e as histórias dos personagens não só vão entreter, como encantar e até servir de inspiração para planejar sua viagem. Portanto, ative o seu instinto de aventura e prepare a pipoca, pois a sessão já vai começar!

1 - Sete anos no Tibet (1997)

Um filme inspirador baseado em uma história real! Se você gosta de natureza, acontecimentos históricos, desafios e mensagens reflexivas, vai adorar conhecer a trajetória do mais famoso alpinista austríaco, Heinrich Harrer, vivida pelo ator Brad Pitt. Ele aspirava escalar o nono pico mais alto do mundo, o Nanga Parbat.

Entre grandes ambições e comportamentos egoístas, como deixar a esposa grávida e um casamento em crise, ele embarca nessa aventura em um contexto histórico nada favorável: ele se encontra em um ambiente estrangeiro durante a Segunda Guerra Mundial.

As cenas, apesar de terem sido gravadas na Argentina, trazem um verdadeiro espetáculo da natureza e conseguem nos fazer sonhar com as belezas da cordilheira dos Himalaias e a cultura tibetana. Com todas as dificuldades, o protagonista não consegue realizar seu sonho e a guerra o transforma em um inimigo por estar em território de domínio inglês.

O personagem é feito prisioneiro de guerra e realiza várias tentativas de fuga, junto de outro alpinista. Eles se tornam os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, no Tibet, e é lá que a vida de Heinrich muda radicalmente, quando ele se transforma em uma pessoa mais generosa e alcança um feito talvez mais recompensador do que escalar o Nanga Parbat: o alpinista se aproxima de ninguém menos que Dalai Lama. Imperdível, não é mesmo?

2 - A Praia (2000)

O filme se passa no litoral. Mas não pense que é qualquer praia, viu? Trata-se de um dos destinos turísticos mais desejados do mundo: a Tailândia.

Se você gosta de turismo no estilo mochilão, vai se identificar com muitas cenas. Afinal, o protagonista está pela Tailândia quando descobre uma ilha secreta. Lá ele encontra viajantes que vivem em comunidade e acredita ser o paraíso na Terra. Ao se juntar a eles, o personagem descobre que não é algo tão maravilhoso assim. Entre tensões, aventuras e belezas, é praticamente impossível não se envolver com a história.

3 - Diários de Motocicleta (2004)

O filme é baseado na viagem real feita em 1952 por Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado, por cinco países do continente sul-americano. Ambos são estudantes de medicina e partem para atuar como médicos voluntários em comunidades próximas ao Rio Amazonas, no Brasil.

O plano da viagem era percorrer oito mil quilômetros, na base da improvisação, com o objetivo de explorar um continente que eles só conheciam por livros. Todo o trajeto seria percorrido de moto, mas, após oito meses, ela quebra e eles seguem a jornada com caronas e longas caminhadas.

No desenrolar da história, conseguimos perceber como as experiências vivenciadas na road trip mudaram os conceitos de “Che”. Diante das grandes desigualdades sociais que encontra no caminho, em Machu Picchu ele passa a questionar a validade do progresso econômico de algumas regiões onde apenas uma pequena parcela da população é privilegiada.

4 - UP: Altas Aventuras (2009)

Ótimo filme para ver com crianças ou com a família reunida. Ele venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2010 e tem um enredo empolgante. É um longa que encanta os olhos e diverte durante toda sua duração, sem dúvidas.

O filme conta a história de Carl Fredricksen, um idoso vendedor de balões. Amargurado com a partida da esposa e prestes a perder a própria casa, ele decide, literalmente, jogar tudo para o alto. Enche a casa de balões, transformando-a em uma espécie de dirigível, e alça voo rumo a uma floresta na América do Sul, um lugar especial onde desejava morar com Ellie.

Durante o trajeto, entretanto, ele encontra o jovem escoteiro Russel, que passa a fazer parte da aventura. Os dois se “bicam” em vários momentos, o que traz ainda mais humor à história. Além disso, o filme oferece ótimas mensagens, lições e reflexões sobre tempo, sonhos, amizade e amor.

5 - Comer, Rezar, Amar (2010)

Esse é provavelmente o mais “manjado” dos filmes de viagem na Netflix. E, apesar de não ser dos meus preferidos, é leve, divertido e dá uma baita vontade de viajar.

ele, acompanhamos a trajetória de Elizabeth depois de se divorciar e entrar numa espécie de “crise de meia idade” antecipada. Ela começa a questionar várias coisas sobre sua vida e resolve viajar pelo mundo para explorar outros lados de si mesma.

Ela vai primeiro pra Itália, onde aproveita a boa comida, estuda italiano e faz amigos. Depois segue para Índia, buscando conectar-se com sua espiritualidade em um ashram. E então conclui o périplo na Indonésia, onde acaba encontrando um amor.

E aí, o que achou da nossa lista? Deu vontade de pegar a estrada, não é? Está esperando o que para ver os filmes e planejar as viagens?!


Fonte: Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife