Loading color scheme

Bonito - MS

Bonito com pouco mais de 22 mil habitantes é uma cidade tranquila, segura e acolhedora, uma cidade turística conhecida mundialmente pelas suas belezas naturais que oferece atividades de ecoturismo e turismo de aventura. A cidade está na região da Serra da Bodoquena, detentora da maior extensão de florestas no estado de Mato Grosso do Sul, formada pelos municípios de Bonito, Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho.

Um dos destinos mais procurados do Estado do Mato Grosso do Sul, já conquistou por diversas vezes o prêmio de melhor destino de Ecoturismo do Brasil, pela Revista Viagem & Turismo (Ed. Abril) e também foi reconhecido internacionalmente pelo World Responsible Tourism Awards devido sua preocupação com o meio ambiente e sua organização turística que são exemplos de como conciliar de forma sustentável a prática do turismo com os recursos naturais existentes.

Para visitar os atrativos turísticos em Bonito é necessário fazer as reservas, pois os passeios possuem um número limitado de visitas/dia. Os preços dos passeios são tabelados e variam de acordo com os períodos de baixa e alta temporada estabelecidos pelo município.

O que fazer

Flutuação em aquários naturais, cachoeiras, trilhas, grutas, balneários, passeios de bote, boia cross, arvorismo, rapel e mergulho com cilindro estão entre as atrações mais procuradas no destino. Abaixo algumas opções de passeios.

Aquário Natural - O passeio inicia com uma breve caminhada até a nascente do rio chamado Baía Bonita, que dá o nome à Reserva, por onde o visitante flutua numas das águas mais cristalinas do mundo, durante um percurso de mais ou menos 900 metros. Os equipamentos estão inclusos no passeio (roupa de neoprene, colete, máscara e snorkel) o que garante um passeio tranquilo durante a flutuação e a máscara permite visualizar toda a beleza do lugar. Caso o visitante se canse ou prefira acompanhar o passeio fora da água, haverá sempre um barco acompanhando o grupo. Após cerca de 40 minutos de flutuação, uma pequena trilha leva até o rio Formoso onde o grupo pode brincar na carretilha (tirolesa). De volta ao receptivo, é possível saborear uma boa comida, ou deliciar-se com uma hidromassagem na piscina aquecida. Este passeio dura, em média, duas horas e meia.

Bonito passeio no Rio da PrataRio da Prata - O mergulho no Rio da Prata ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros e tem duração de 40 minutos (tempo de atividade na água). O mergulho com cilindro no Rio da Prata é feito com o acompanhamento de um instrutor de mergulho, responsável por apresentar ao visitante um incrível mundo subaquático de águas cristalinas, repleto de variadas espécies de peixes e vasta vegetação. A sensação que se tem ao mergulhar nas águas azuis do Rio da Prata é a de estar voando sobre o fundo do rio junto com os peixes, sentindo total liberdade de movimentos. Feixes de luz, galhadas e troncos caídos, paredões de pedra e formações rochosas compõem uma paisagem subaquática incrível, que revela um mundo completamente diferente da superfície. 

Rio Sucuri - O passeio Rio Sucuri é reconhecido pela transparência de suas águas cristalinas que permitem observar uma grande diversidade de fauna e flora, a flutuação do Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros, sempre acompanhados de um guia de turismo local e barco de apoio durante toda a atividade. Uma leve trilha o levará ao encontro das exuberantes nascentes do rio Sucuri em águas tranquilas e de beleza incomum, o passeio de barco é uma excelente opção para quem busca a satisfação de conhecer o Rio Sucuri sem entrar na água.

Estância Mimosa - A Estância Mimosa Ecoturismo é o lugar de contemplar a paisagem, encontrar animais silvestres, caminhar pelas trilhas e ao final de cada uma delas, se deparar com cachoeiras de águas cristalinas e poder nadar em suas piscinas naturais proporcionam uma experiência singular de ecoturismo. Além do passeio de trilhas e banhos de cachoeiras, a fazenda oferece também passeio a cavalo, observação de aves dentro do Bioma Cerrado onde possui mais de 255 espécies registradas, sendo realizado nas áreas de mata. Na sede da fazenda com sua lagoa é servido um delicioso almoço com pratos regionais, preparado e servido em fogão à lenha e também um excelente ponto de observação.

Buraco das Araras - Passeio de Trilha Contemplativa no Buraco das Araras é um passeio ao redor de uma dolina (formação geológica oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna). São 970m de trilha e o trajeto passa por 2 mirantes com o destaque para observação de aves. No Buraco das Araras, o visitante terá a oportunidade de desfrutar da observação de aves, especialmente das araras vermelhas, dentro e nas proximidades de uma das maiores dolinas da América do Sul. Ao final do percurso da visitação dos mirantes, o visitante retorna ao quiosque do receptivo para descansar na área de convivência.

Gruta do Lago Azul - A Gruta do Lago Azul, uma das maiores cavidades inundadas do mundo, sua profundidade e origem ainda é desconhecida. A gruta é lar Potiicoara Brasiliensis, e do Mega Gnidiella, para preservar as espécies pré-históricas, o lago é somente contemplativo , e seu acesso é restrito, com liberação de mergulho somente para estudos com profissionais da área. No fundo do lago existe um cemitério de animais extintos, dentre eles, os fósseis de um bicho muito grande que viveu nessa região das Américas foi encontrada, uma preguiça gigante, com mais de três metros de altura. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.

Bote Rio Formoso - O passeio de bote é realizado no Rio Formoso em botes infláveis com capacidade até 12 pessoas. São aproximadamente 5 Km de trajeto descendo o rio e passando por 3 cachoeiras e 1 corredeira com uma parada para banho. O passeio é uma excelente atração para toda família, passando por suaves corredeiras e cachoeiras, o visitante tem a possibilidade de contemplar a fauna e flora às margens do rio formoso.

Balneário Municipal - O Balneário Municipal de Bonito é uma área de lazer com diferentes atividades para passar o dia conectado à natureza, um dos mais tradicionais passeios de Bonito, famosos pela quantidade de peixes e suas águas transparentes, o trecho do rio Formoso, principal rio de Bonito, que compreende o balneário repleto de peixes, especialmente Piraputangas, mas há outras espécies, inclusive os belíssimos Dourados, vistos em áreas um pouco mais profundas e diferentes áreas para banho em uma extensão de 200 metros do curso do rio com algumas áreas são mais rasas, indicadas para crianças e algumas mais profundas. O Balneário possui infraestrutura necessária e dispõe de estacionamentos, lanchonetes, restaurantes, quadras de esporte, sanitários, além de quiosques com churrasqueiras. Já nas árvores do parque são os macacos Prego que chamam a atenção dos turistas, pulando de galho em galho, há também muitas espécies de aves que podem ser vistas nas árvores, inclusive araras.

Bóia-Cross - O Bóia-Cross é uma descida de 1.200 metros no Rio Formoso, em bóias individuais que passam por algumas cachoeiras e corredeiras. Durante o percurso, o praticante é presenteado com a bela paisagem proporcionada pelo leito do rio com as suas águas cristalinas e alguns animais. A emoção das descidas nas cachoeiras e corredeiras é o grande forte do passeio que pode ser realizado por adultos de todas as idades e crianças a partir de 1,15m de altura, não sendo necessário saber nadar.

Rapel Boca da Onça - Para os praticantes e apreciadores radicais, o rapel da Boca da Onça tem 90 metros de altura, uma plataforma de 34 metros de comprimento projeta-se no abismo proporcionando uma descida repleta de adrenalina pelo paredão com inúmeras grutas e um magnífico visual sobre o canyon do Rio Salobra. Para viabilizar a prática, foi construída uma estrutura metálica de 34 metros de comprimento que avança 15 metros sobre o precipício. O visitante do passeio de rapel fará inicialmente a descida de 90 metros e depois descerá 400 degraus até a cachoeira Boca da Onça. Após o rapel, o visitante fará uma trilha de 4km com duração média de 4 horas. 

Boca da Onça - O passeio é composto de uma caminhada por trilha pela mata preservada, passando por cachoeiras cristalinas, pelo cênico Rio Salobra, por pontos de banhos em piscinas naturais e pela mais alta cachoeira do Estado: a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura. Para os praticantes e apreciadores radicais, o rapel de 90 metros de altura é pura aventura. Uma plataforma de 34 metros de comprimento projeta-se no abismo proporcionando uma descida repleta de adrenalina pelo paredão com inúmeras grutas e um magnífico visual sobre o canyon do Rio Salobra. O receptivo oferece duas piscinas de água corrente com peixes típicos da região que nadam junto com o visitante, relaxante, hidromassagem e ducha natural.

Arvorismo - O Arvorismo é uma atividade muito empolgante que desafia o equilíbrio e estimula a emoção do praticante, no qual sobe a uma altura máxima de 15 metros, sempre seguro por equipamentos que permitem a total segurança e facilidade no manuseio. O sistema de cabo contínuo possibilita que as crianças façam o passeio sem o acompanhamento dos pais.  Recomendado para adultos e crianças a partir de 1,15m de altura.

Conhecendo Bonito

Clique nos links abaixo para maiores informações sobre os roteiros:

Bonito incrível em 5 dias e 4 noites
Os encantos de Bonito em 8 dias e 7 noites

Festival de Inverno de Bonito

Um dos festivais de arte e cultura mais tradicionais do estado, o Festival de Inverno de Bonito normalmente acontece em julho e atrai milhares de espectadores que gostam de celebrar a cultura e apreciar eventos variados, como shows, danças, filmes e peças de teatro.

A programação também oferece palestras e oficinas ligadas a temas como o turismo, o meio ambiente, a educação, a gastronomia e a cidadania. Se você gosta de arte e cultura, programe-se para conhecer o Festival de Inverno de Bonito e aproveite para associar à viagem a ida a atrações ecoturísticas.

Como chegar

Para você, turista de primeira viagem, que deseja saber como chegar em Bonito MS, existem algumas opções tais quais: ir de avião, carro, ou transporte compartilhado, por exemplo. Saiba mais sobre como ir para Bonito, Mato Grosso do Sul, e escolha o meio de transporte e trajetos ideais na hora de viajar!

Como ir de avião para Bonito MS
Saindo de São Paulo (Congonhas), pela companhia aérea GOL ou saindo de Campinas/SP pela companhia aérea Azul, o voo será direto tendo duração de 2h05 (duas horas e cinco min), pousando no aeroporto regional de Bonito/MS. Mas se você optar por chegar em Campo Grande/MS, pode alugar um carro ou embarcar em um transporte compartilhado direto no aeroporto e você terá como chegar em Bonito MS em poucas horas.

Quantos KMs de Campo Grande a Bonito MS?
Pegar um voo até a capital Sul-mato-grossense seria uma das melhores formas de chegar em Bonito porque entre as duas cidades a distância é de trezentos quilômetros em média. O benefício ao comprar uma passagem aérea até o aeroporto de Campo Grande está no preço e na disponibilidade de voos, diferente do aeroporto em Bonito.

Ônibus de Campo Grande para Bonito MS
A viação Cruzeiro do Sul sai de Campo Grande para Bonito, então fica muito mais barato do que o aluguel de carro. Juntando o preço da passagem de avião de São Paulo, por exemplo, com a do bilhete rodoviário, você tem como chegar em Bonito MS pagando bem menos do que o voo direto ao aeroporto regional da cidade destino.

Transporte Compartilhado para Bonito MS
Uma outra alternativa para aproveitar o passeio de Bonito MS é ir com transporte compartilhado, porque normalmente o valor da viagem feita em vans ou até ônibus sai bem em conta. 

Centro de atendimento ao Turista

Localizado na entrada da cidade na rodovia MS-382 Bonito/ MS, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) oferece todas as informações sobre Turismo em Bonito.
Horário de Atendimento: Segunda à sexta feira das 07h às 13h.
Telefones: (67) 3255-1850 | ( 67) 3255-1449


Fonte: Secretaria de Turismo de Bonito