Loading color scheme

5 lugares no Brasil para curtir frio no verão

Com muita natureza e opção de programação, algumas cidades brasileiras oferecem, até na estação mais quente do ano, temperaturas baixas típicas das regiões de montanhas.

Para aqueles que estão dispostos a tentar um roteiro diferente neste verão ou desejam fugir do calor que, em alguns dias, pode passar dos 40°C, o Brasil de Mochila tem uma boa notícia. O Brasil tem destinos com clima ameno mesmo durante a estação mais quente do ano. Além das baixas temperaturas, essas cidades oferecem aos turistas muitas opções de passeio na natureza e de atividades como caminhadas, passeios de bicicleta e a cavalo, além de oferecerem roteiros gastronômicos e culturais. Segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, 12,8% dos turistas estrangeiros procuram destinos de natureza, ecoturismo e aventura, sendo o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros depois de sol e praia.

Ficou curioso? Conheça abaixo algumas cidades onde o turista encontra sossego e clima agradável no verão:

01 - Petrópolis (RJ)
Museu imperial é uma das principais atrações de Petrópolis. (Foto: Embratur)

O clima ameno da cidade, localizada a uma hora de carro da capital fluminense, atrai visitantes durante o verão desde os tempos do Imperador D. Pedro II. Durante a segunda metade do séc. XIX, a família real e os nobres brasileiros deixavam o calor do Rio de Janeiro e seguiam em direção às mansões em Petrópolis, movimento repetido por milhares de turistas nos dias atuais. Entre as principais atrações da cidade estão o Museu Imperial e a casa de Santos Dumont. Na catedral São Pedro de Alcântara estão os restos mortais de D. Pedro II, da Imperatriz Tereza Cristina, da Princesa Isabel e de seu marido, o Conde D`Eu. A cidade oferece ainda a arquitetura preservada do Centro Histórico e opções de turismo de natureza e restaurantes com gastronomia sofisticada.

02 - Curitiba (PR)
Jardim Botânico de Curitiba. (Foto: Embratur)

Durante o verão, a temperatura média na cidade é de 21°C. Ondas de calor durante o inverno e ondas de frio no verão são comuns sendo que em um mesmo dia pode haver grande variação climática, uma característica típica da região subtropical. Em Curitiba, os visitantes encontram bons serviços de hotéis, restaurantes e transporte, além de agenda cultural variada. Entre as principais atrações estão o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, inaugurado em 2002, e que desde então já recebeu mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.

03 - Canela (RS)
Cachoeira do Caracol, em Canela. (Foto: Ricardo Varela/Prefeitura de Canela)

Como pouco mais de 39 mil moradores, o pequeno município de Canela, na Serra Gaúcha, é repleto de belezas naturais como cascatas, rios, canyons e montanhas. Um dos pontos mais visitados é a Cascata do Caracol, com uma queda de 131 metros de altura. A cachoeira fica em um parque que leva o mesmo nome e conta com mirante, elevador panorâmico, restaurantes, lojas e trilhas ecológicas para os aventureiros. Em Canela, os turistas também encontram atividades como tirolesa, escalada e rafting. No centro da cidade, um dos cartões postais é a Igreja da Matriz, em estilo gótico, conhecida como catedral de pedra de Canela. A cidade conta ainda com boas opções de hotéis e restaurantes. Para quem quer curtir um pouco mais o friozinho, é possível esticar o passeio a municípios vizinhos como Gramado e Nova Petrópolis.

04 - Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. (Foto: Juliana Cintra)

Localizada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a cidade de Campos do Jordão está 1,7 mil metros acima do nível do mar, sendo a mais alta cidade do Brasil. Na charmosa cidade de montanha, conhecida como “Suíça Brasileira”, o visitante pode contemplar obras de escultores e pintores espalhados pela cidade em museus ou mesmo ao ar livre. O teleférico da cidade leva o turista da Vila Capivari ao Morro do Elefante. De onde se tem a vista de todo o centro da cidade. Vale lembrar que o teleférico funciona apenas em dias de tempo bom. O Palácio da Boa Vista, antiga residência do governador, reúne obras de artistas como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. A beleza natural da cidade também é um convite às caminhadas e passeios de bicicleta, com ar puro e temperaturas amenas durante o verão.

05 - Monte Verde (MG)


Situada no sul de Minas Gerais, mais precisamente no alto da Serra da Mantiqueira, atrai com suas baixas temperaturas e clima romântico muitos turistas interessados em passeios a dois, atividades de ecoturismo – trilhas, arvorismo e passeios a cavalo. Com uma temperatura que no verão chega a 26º durante o dia e 14º à noite, a cidade é uma alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza. Entre os passeios que podem ser feitos para aproveitar a cidade está o mirante, localizado próximo ao aeroporto, de onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade.


Fonte: Gustavo Henrique Braga / MTur