Loading color scheme

San Pedro de Atacama - Chile

San Pedro de Atacama é uma cidade da província de El Loa, localizada na Região de Antofagasta, Chile. Localiza-se a 2.400 metros de altitude. Por ser um lugar ímpar numa região inóspita como o Atacama, é denominada de oásis de San Pedro de Atacama.

Entre os becos de terra deste antigo povoado, um dos mais fotografados pelas revistas especializadas, funde-se o misticismo das culturas ancestrais com o turismo moderno.

A 102 km de Calama, a cidade mais próxima, San Pedro de Atacama é terra principalmente de etnias indígenas, hoje dedicadas à agricultura e ao turismo. Na antiga praça, sua igreja, que data de 1774, vai revelando os costumes dos seus habitantes: esqueleto de madeira de cacto, adobe e vigas de algaroba amarradas com couro. O Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, está perto dali, onde impressionam as múmias e objetos cotidianos que revelam a riqueza da cultura local.

O povoado está cheio de bancas de artesanato, onde é possível comprar tecidos, joias ou ervas, como folhas de coca, cuja infusão pode salvá-lo da puna (ou “mal da altitude”) se quiser subir até os Gêiseres de El Tatio que fica a 4.300 metros acima do nível do mar. Não esqueça visitar este campo geotérmico ao amanhecer, uma das maravilhas naturais com mais visitas por ano. Ao voltar por esse mesmo caminho, é possível descansar nas águas de 30°C das termas de Puritama.

Saindo de San Pedro para o sudeste, continuam os espetáculos: O povoado de Toconao, a Salina do Atacama e a Lagoa Chaxa, morada de flamingos e outras aves altiplánicas.

Existem lugares que são melhores no entardecer, como o Vale da Lua e o Vale da Morte. Só nesse momento oferecem as belas sombras com várias cores, ideais para a fotografia.

Todos estes lugares formam parte da Reserva Nacional "Los Flamencos" que, nos seus quase 74 mil hectares, partilha em sete setores os diferentes cenários naturais. Existem tours para percorrê-los todos.

Para completar uma jornada cheia de sensações, em San Pedro de Atacama há pubs e restaurantes que seduzem com excelentes propostas gastronómicas.

Atrações Turísticas

Vale da Morte e Vale da Lua: As estranhas formações rochosas e as dunas do Vale da Lua, as mudantes cores do Vale da Morte e da Cordilheira do Sal serão as melhores fotografias. E de noite, são lugares ótimos para contemplas as estrelas. O Vale da Lua está a menos de 2 km de San Pedro de Atacama, e é possível chegar de bicicleta. Para percorrê-lo junto com o Vale da Morte e a Cordilheira do Sal, existem agências que organizam tours de 5 horas aproximadamente. Alguns incluem trekking ou sandboard nas dunas. Os lugares mais visitados são o miradouro da Cordilheira do Sal, o barranco de Ckari, Las Tres Marías, raras esculturas de sal, e a duna maior no Vale da Lua, que enche-se de visitantes esperando o pôr do sol.

Reserva Nacional los Flamencos: Por causa de sua enorme extensão, a melhor forma de entender os diferentes cenários desta reserva foi criando sete setores, cada um com caraterísticas particulares, divisão que servirá de guia e facilitará o desenho da sua rota. No setor 1, entre os passos Jama e Sico, que levam até Argentina, está a salina de Tara e a de Águabntes. Um pouco mais para o sul, a salina de Pujsa no setor 2. O setor 3 é governado pelas lagoas Miscanti e Miñiques, a 4000 metros de altitude, perto do povoado de Socaire. O setor 4 é o mais visitado, pois corresponde à metade norte da Salina do Atacama, enquanto a metade sul está no setor 5 onde está o povoado de Peine. O 6 é o território do Vale da Lua e seus vizinhos o Valle da Morte, a cordilheira da sal e o sítio arqueológico Aldea de Tulor. Finalmente, no setor 7 chamado "Tambillo" está o povoado de San Pedro de Atacama.

Toconao: A 38 km de San Pedro de Atacama, Toconao é um dos lugares tranquilos de arquitetura colonial típica, mas com detalhes que a diferenciam de outros lugares. O material preferido aqui é a pedra vulcânica, que além de servir para a fabricação de artesanato, foi usada na construção da igreja, de 1744 e o campanário de San Lucas, de 1750. Se percorrer as bancas próximas à praça, poderá comprar tecidos típicos de lã de alpaca e miniaturas do campanário da mesma pedra. Além do artesanato, este povoado especializa-se em ricas frutas. Experimente os marmelos, figos, bêberas, peras e damascos, do barranco de Jere, onde a comunidade toconenha tem suas plantações. Para isso, visite o povoado no verão. Nos arredores poderá ver o perfeito cone do vulcão Lascar e visitar a Salina do Atacama. Se você decidir ir um pouco mais para o sul, pode visitar o povoado de Socaire, a mais de 3.000 metros de altitude, famoso por sua gastronomia e os tecidos em lã de alpaca.

Chiu Chiu: Por séculos, Chiu Chiu tem oferecido sombra e descanso àqueles que viajam pelo Deserto do Atacama. Chamado San Francisco de Chiu Chiu,este povoado localizado a 30 km de Calama e a uma altitude de 2.525 metros, mantém seus ritmos e formas graças às comunidades atacamenhas que moram lá e que hoje misturam a agricultura com o turismo. Suas construções, além dos seus arredores, fazem-no famoso. Por exemplo, a igreja de San Francisco, que data do ano 1600, dizem, é a mais antiga do Chile e foi erguida com as técnicas dos atacamenhos mesmos. Entre e maravilhe-se. Está feita de adobe e madeira de cactos. Chiu Chiu era um dos pontos de descanso do "Caminho Inca" e hoje continua assim. Recebe muitas visitas de aqueles que seguem o caminho para a Lagoa Inca Coya, ao pucará de Lasana ou à festa da Virgem de Guadalupe em Aiquina, uma versão menor de la Tirana, mais também cheia de visitantes. Só estas cerimônias interrompem o silêncio do povoado. Enche-se de cores, de bombos que retumbam e de trompetes estridentes. Ao ir até Calama ou San Pedro de Atacama, passe por Chiu Chiu, uma parada que não pode perder.

Salina do Atacama: Muito perto de San Pedro de Atacama, está a lagoa de sal de três mil km2. Sua grossa crosta forma cúmulos que rangem ao entardecer enquanto descem as temperaturas violentamente. É lar de aves andinas e grande reserva de lítio, mas, principalmente, uma das maiores maravilhas deste deserto acostumado às coisas imensas. Como parte da Reserva Nacional Los Flamencos, muitos viajantes chegam até aqui na procura de flamingos e outras aves que aninham e alimentam-se nos seus “olhos d’agua" como a lagoa Chaxa. As três espécies que podem ser vistas de perto são o flamingo andino, e chileno e o de James. No setor norte da salina, está a aldeia de Tulor, sítio arqueológico formado por construções interconectadas de arquitetura circular datadas entre os anos 800 A.C. e 500 D.C. Por anos, esteve enterrado e na atualidade é possível ver uma parte descoberta por escavações científicas. O cenário está cheio de surpresas, não importa a direção escolhida. A Salina do Atacama é um bom ponto para começar.

Gêiseres do Tatio: Muito cedo acordam os caráteres de El Tatio, campo geotérmico que atrai centenas de visitas o ano inteiro, apesar de estar a 4.200 metros de altitude. Se você for a San Pedro de Atacama, a melhor manhã será em El Tatio, com os raios do sol atravessando colunas brancas de vapor. Uma maravilha na Cordillera dos Andes que, para vê-la tem que madrugar. A melhor hora das fumarolas é entre as 6:00 e as 7:00 da manhã. Por isso, a regra é sair de San Pedro de Atacama perto das 5:00, seja em um tour, o por sua conta. Mas a maravilha da paisagem não fica aí: enquanto amanhece, saem vicuñas, vizcachas, nhandus e outras aves por entre as llaretas, cactos gigantes e palha brava. A zona também é lugar de banhos termais. Em El Tatio há poços de águas termais a temperaturas mais adequadas para desfrutar delas, se o frio não o intimidar. A terra demora em chegar aos 16°C aproximados, depois das temperaturas abaixo de zero que há durante a noite. Mas anime-se, a experiência é deliciosa. E para a volta, um prêmio: pode passar pelas termas de Puritama, rodeadas de vegetação e com passarelas de madeira que unem os diferentes poços.

Ollagüe: A 197 km ao nordeste de Calama e quase tocando a fronteira está Ollagüe. Com pouco mais de 300 habitantes e a 3.696 metros de altitude, nos seus arredores podem se ver as paisagens surpreendentes do altiplano. Aqui está a última parada do trem que cruza desde Calama a Uyuni na Bolivia. Como tala de fundo erguem se montanhas de mais de 5000 metros, como o vulcão Ollagüe ou o vulcão Aucalquincha. Rumo a estes nevados, é possível também ver os vestígios do acampamento de enxofre que por anos atraiu muitos nortenhos. Em Ollagüe existem serviços básicos e um albergue para turistas, além de um posto de carbineros (policia), que pode ser de grande ajuda se seu plano é ascender algum vulcão. Para uma aventura desse tipo, é preciso ter experiência, além de equipamento para resistir baixas temperaturas. Assim como em muitos povoados do altiplano, nos arredores também há celebrações com danças e música de bombos e trompetes. Por exemplo, a festa de Nuestra Señora del Rosario de Andacollo, que acontece de 24 a 28 de dezembro, e a festa de San Antonio, do dia 11 ao dia 15 de junho. Para o sul estão a salina Carcote e Ascotán. Chegar até eles pode ser muito difícil, especialmente pelo seu duro clima, com temperaturas que podem ir desde os -23°C até os 25°C. No verão, quando chega o "inverno altiplánico", chove bastante a alguns caminhos tornam-se difíceis.

Pacotes Turísticos

Brasil de Mochila.COM oferece vários passeios para San Pedro de Atacama, para maiores informações clique aqui

Como Chegar

Avião - Desde Santiago até Calama (2 horas). Não existem vôos diretos para San Pedro de Atacama. Serviços de transfers, taxis e jipes para alugar ou caminhonetes no aeroporto.

Ônibus - Desde Calama até San Pedro de Atacama, serviço de ônibus cada duas horas, saindo das rodoviárias em diferentes pontos da cidade: Na rua Granaderos, ao noroeste e na rua Balmaceda, bem em frente da estação de trens.

Carro - Desde Calama, pela rota 23 direção leste (102 km), caminho asfaltado e em boas condições.
Desde Santiago para Calama, pela rota 5 norte até a bifurcação em Carmen Alto, pegar a rota 25 para o nordeste (215km).

Dicas

Roupa Adequada: Pelo geral, as temperaturas em San Pedro ascendem rapidamente antes do meio dia, sobre os 20°C, enquanto nas manhas e noites, especialmente no inverno, chegam a 0°C. Por isso é recomendável levar roupa de abrigo, especialmente para percorrer setores elevados como gêiseres do Tatio, onde também sopra um forte vento.

Passeio nos gêiseres de El Tatio: Aqui é muito importante prestar atenção às indicações do guia e aos sinais que indicam os lugares onde é mais seguro pisar. No Tatio, o solo é uma crosta que recebe muitas pressões e nem sempre é estável. Evite acidentes com queimaduras.

Camping: A recomendação é ir na primavera ou verão, pois, só se tiver o equipamento especial poderá tolerar o frio das noites no inverno. San Pedro não é um lugar muito barato nem variado para o auto abastecimento. Se quiser economizar, faça as compras em Calama.

Hospedagem em San Pedro: Existem hospedagens e hotéis para todos os orçamentos. Se você viajar na alta temporada, especialmente entre dezembro e março, é bom se adiantar e reservar com pelo menos um mês de antecedência. Existem hotéis luxuosos, com spa, alta cozinha e variados programas de excursões.


Fonte: Brasil de Mochila