Loading color scheme

Dicas para evitar gafes em diferentes países

Conhecer os costumes de um povo ou uma região está entre as melhores coisas de uma viagem, mas é preciso atenção ao interagir com culturas diversas para não cometer gafes, que podem render histórias engraçadas, mas também problemas com as leis locais.

Muitas delas podem ser evitadas com o bom senso, mas outras vão acontecer mesmo por falta de conhecimento, já que cada cultura tem suas regras. Às vezes, esse choque começa já no posto de imigração. Mas, em geral, os brasileiros se adaptam facilmente às diferentes culturas.

China - Em uma viagem ao país, esqueça o que sua mãe ensinou, ao menos se for convidado para um almoço ou jantar. Em partes da China, arrotar após a refeição é sinal de satisfação, e ninguém irá reparar se você falar de boca cheia. Em contrapartida, raspar o prato pode parecer ofensivo ao anfitrião, um sinal de que não havia fartura suficiente. Mas nem todo ensinamento materno deve ser esquecido: é educado provar todos os pratos oferecidos no banquete, ainda que pareçam exóticos.

Japão - No trato com japoneses, evite falar alto ou fazer gestos largos. Mas se for comer macarrão ou tomar sopa em um restaurante, sugue o alimento com vontade. Fazer barulho durante a refeição simboliza satisfação. Na hora de pagar, nunca entregue o dinheiro em mãos; notas e moedas devem ser depositadas num recipiente próprio. E não deixe gorjetas: o garçom certamente se sentirá ofendido.

Oriente Médio - Mulheres devem sempre cobrir a cabeça para entrar em mesquitas e locais sagrados, além de usar roupas compridas, o que é uma regra geral para todo o mundo islâmico. Já homens podem entrar com a cabeça descoberta, mas nunca de bermuda. Em muitos países árabes, mostrar a sola do sapato para o outro é uma ofensa grave, por isso, atenção ao sentar. Assim como é, no Irã, fazer o sinal de positivo com o polegar. É praticamente um xingamento.

Reino Unido - Nunca, jamais, faça o sinal de “V” ou mostre o indicador, com as costas da mão viradas para o interlocutor. É um gesto tão feio quanto mostrar o dedo médio. Se quiser uma ou duas pints, peça com a palma da mão virada para a frente.

França - Os franceses têm fama de grosseiros, mas eles prezam como ninguém os conceitos básicos das boas maneiras, ou la politesse. Sempre que se entra em uma loja, é bom desejar um bonjour ou bonsoir ao atendente, e um au revoir na saída. O bonjour, aliás, é indispensável até para pedir informação a um passante na rua. Sem isso, a chance de demonstração da famosa grosseria francesa é grande.

Itália - A não ser que você seja fluente na complexa “língua de sinais" italiana, não se arrisque nos gestos manuais. Você pode chamar alguém de estúpido quando só queria convidá-lo para um almoço, por exemplo. Outra gafe comum: se o garçom não servir uma porção de parmesão ralado à parte da comida, não peça. É que o prato não combina com queijo, e uma alteração dessa pode ofender o chef. Seria o equivalente a colocar ketchup na pizza.

Rússia - Brasileiros podem estranhar, mas russos não acham graça em quem sorri demais. Também consideram um crime misturar vodca com outras bebidas em um drinque: caipivodca, só no Brasil. Russos têm algumas superstições. Acham que assobiar em ambientes fechados e cumprimentar alguém na soleira da porta são atitudes que dão azar.


Fonte: Extra