Loading color scheme

Lago Titicaca - Bolívia e Peru

O Lago Titicaca está localizado na fronteira do Peru e da Bolívia. Ele está a uma altitude de 3.811m acima do nível do mar, tornando-o lago navegável mais alto comercialmente do mundo. Em volume de água, é também o maior lago da América do Sul.

(Lago de Maracaibo tem uma maior área de superfície, mas é muitas vezes desconsiderado, pois está diretamente ligada ao mar).

Lago Titicaca é alimentado por chuvas e degelo das geleiras sobre as serras que confinam o Altiplano. Cinco grandes rios também alimentam o Lago Titicaca. Em ordem de seus volumes de fluxo são Ramis, Coata, Ilave, HuancanŽ, e Suchez. Mais de 20 outros córregos menores terminam no Titicaca, o lago tem 41 ilhas, algumas das quais são densamente povoadas.

Desde 2000 o Lago Titicaca tem experimentado constantemente uma baixa nos níveis de água. Entre Abril e Novembro de 2009 o nível da água abaixou 81 centímetros e atingiu o nível mais baixo desde 1949. Esta queda é causada por encurtados períodos chuvosos e do derretimento das geleiras que alimentam os afluentes do lago.

Ao visitar o Lago Titicaca , a cidade de Puno é o melhor lugar para ficar no lado Peruano. A cidade é um lugar interessante para visitar e é conhecida como a capital do folclore no Peru. Ela também tem uma bela e antiga catedral , e esta muito próxima das maiores atrações do Peru como Machu Picchu e a cidade de Cusco.

De acordo com a mitologia Inca, este é o lugar onde o mundo foi criado, o deus Viracocha saiu do lago e criou o sol, as estrelas e as primeiras pessoas.

No lado boliviano do lago você vai encontrar a cidade fascinante de Copacabana que é a principal cidade boliviana nas margens do Lago Titicaca. A cidade é um grande destino para o turismo na Bolívia. A cidade também é conhecida por sua famosa Basílica, a casa da Virgem de Copacabana, suss trutas e a sua atmosfera singular.

 

Pacotes Turísticos

Brasil de Mochila.COM oferece vários passeios para Lago Titicaca, para maiores informações clique aqui.

Atrações em Copacabana

Basílica de Copacabana - O Templo de Copacabana está localizado na Praça "2 de Febrero" e foi construído com um estilo renascentista em 1550 e reconstruído entre 1610 e 1651. Este templo é a casa da imagem da Virgem da Candelária esculpida no ano de 1580 pelo artista nativo Francisco Tito Yupanqui, neto do Inca Tupac Yupanqui. A festa da Virgem de Candelária é comemorada em 02 de fevereiro e 5 de agosto. Ela foi declarada "Rainha da Nação " em 1925. Também é uma tradição visitar o templo e acender uma vela para cada membro da família ou um ente querido, para que eles recebam a proteção e bênção da Virgem.

O Calvário - Localizado ao norte da cidade de Copacabana, é muito visitado por peregrinos locais e estrangeiros. Há 14 cruzes ao longo do caminho que representa as estações que Jesus Cristo passou. O percurso é misturado com crenças andinas e você pode fazê-lo na companhia de um Yatiri, contratado para realizar um ritual de bênçãos. Recomenda-se assistir ao pôr do sol e não esqueça de levar sua câmera fotográfica.

Ilha do Sol - A Ilha do Sol está localizado a 15 km de Copacabana e chegamos a Ilha de barco. Com 9,6 km de comprimento e 4,8 km de largura é considerada um lugar sagrado. A ilha é dividida em três comunidades: "Yumani" no sul ", Challa" que tem uma praia de areia branca no centro-leste da costa, e "Challapampa" perto da extremidade norte da ilha. Ilha do Sul é a mais visitada e lá você vai encontrar as ruínas arqueológicas de Pilkokaina e as escadas de pedra de Yumani. Nesta parte da ilha existem várias pousadas, restaurantes, cafés e pizzarias. A Ilha Norte é acessível por barco a partir de Yumani para Challapampa, ou caminhando três horas em um caminho que atravessa a ilha. Você vai encontrar os restos de um lugar chamado "La Chincana" (um labirinto de paredes de pedra), a Pedra Sagrada e a Tabela de Cerimônias.

Ilha da Lua - A Ilha da Lua está localizada a 8 km do Ilha do Sol. A Ilha também é conhecido como "Quati", e é a segunda ilha Sagrado dos Incas. Nesta ilha temos o Palácio das Virgens "INAK UYU" ou Casa das Virgens eleita pelo Rei do Sol, onde as mulheres selecionadas (virgens) eram treinadas nas tecelagem e artes, para um dia serem escolhidas como uma das concubinas do Inca.

Atrações em Puno

Uros (ilhas flutuantes) - Localizado a 14 km de Puno, são ilhas feitas pelo homem com folhas de Juncos. Os Juncos crescem naturalmente nas margens do lago, o povo Uros usa para formar as ilhas. Estas ilhas flutuam sobre o lago Titicaca e por isso que elas são também chamadas de Ilhas Flutuantes de Uros. As ilhas (há mais de 40 delas), são povoadas por pessoas que sobrevivem da pesca e hoje em dia por causa do aumento do turismo também vendem o seu artesanato aos turistas.

Ilha Taquile - Tem uma altura de 4.000 metros acima do nível do mar. na Ilha você precisa subir uma escadaria de mais de 567 degraus para chegar até a parte principal de Taquile, onde pode visualizar um cenário espetacular do Lago Titicaca. A ilha é habitada por nativos de língua Quéchua que desenvolveram uma eficiente comunidade onde as famílias ajudam uns aos outros, também implementaram o sistema de escambo, realizado de geração em geração. Embora sua principal atividade econômica seja a agricultura, eles são tecelões e artesãos. Os moradores locais foram diretamente envolvidos nas melhorias das atividades turisticas no interior da ilha, isto sem perder os costumes ancestrais, oferecendo transporte, alimentação, abrigo e água.

Ilha Amantani - Localizado a uma altitude de 3.817 metros, abrange uma área de cerca de 9 km2. Na ilha temos os famosos templos Pachamama e Pachatata, estes templos são dedicados à fertilidade da terra. Esta ilha é habitada por nativos de língua Quechuas que amntem suas tradições antigas, cuja atividade principal é a produção de cerâmica e têxteis. A energia positiva da Ilha é tão poderosa que é conhecida como a "Ilha do Amor". Os nativos oferecem hospedagem familiar, fornecendo comida típica local.

Complexo Arqueológico de Sillustani - 34 km ao norte de Puno. Este complexo está situado às margens da lagoa de Umayo. É famoso pelas chullpas, que são torreões circulares de pedra levantados para albergar os restos funerários das principais autoridades dos antigos povoadores do Collao. Algumas atingem até 12 metros de altura e caracterizam-se por terem a base menor que a parte superior. Perto deste complexo arqueológico está o Museu de Sitio, com a exposição de diversas peças das culturas Colla, Tiahuanaco e Inca.

Llachón - A 74 Km ao nordeste de Puno, às margens do lago Titicaca. Esta comunidade com uns 1300 habitantes ainda conserva seus costumes e manifestações culturais autóctones e suas principais atividades são a agricultura, a pecuária, a pesca e o artesanato. Para ir a Llanchón há várias formas: lacustre com lancha a motor do porto de Puno e das ilhas de Taquile ou Amantaní, ou por via terrestre partindo de Puno e Juliaca. O lugar oferece uma inesquecível experiência vivencial com as famílias da região.


Fonte: Brasil de Mochila