Loading color scheme

La Paz - Bolívia

A cidade de Nuestra Señora de La Paz (ou simplesmente "La Paz") foi fundada em 20 de outubro de 1548, pelo capitão espanhol Alonso de Mendoza, no local em que, atualmente, se situa a comunidade de Laja. A cidade é a capital administrativa da Bolívia, enquanto Sucre é a capital constitucional e sede do Supremo Tribunal Federal.

A altitude da cidade varia de cerca de 4.058 msnm acima do nível do mar em El Alto (onde se situa o aeroporto) a 3.100 msnm na área inferior residencial, por estar em uma altitude alta é considerada a capital nacional mais alta do mundo. Na Cordilheira dos Andes (a este da cidade) encontra-se o Illimani (6.465 msnm), cuja silhueta formou o emblema da cidade desde a sua fundação.

O que visitar

Praça Murillo - Principal espaço público da cidade, onde se localiza o Palácio Quemado, sede do governo boliviano, além do Parlamento da Bolívia e da catedral da cidade.

O Valle de La Luna - Tem o nome devido as formações rochosas aparentaram o solo da Lua. Existem boatos dizendo que a transmissão da primeira expedição para a lua era falso e forjado, as pessoas acreditam que essa transmissão foi feita neste local.

Chacaltaya - É um pico da Cordilheira dos Andes de 5.421 m de altitude localizado a cerca de 30 km da cidade de La Paz e muito próximo a Huayna Potosí. O acesso à estação é por uma estrada estreita e bem íngreme, e para se chegar à base é necessário vencer um caminho de 200 m construído nos anos 1930. Nesse pico está a estação de esqui de maior altitude no mundo, a 5.395 m em relação ao nível do mar. Atualmente, esta estação está desativada devido às mudanças climáticas. Existem estudos para viabilizar outra estação nesta região em altitude superiores (aproximadamente 5.800 msnm).

Tiwanaku - É um importante sítio arqueológico pré-colombiano, estudiosos das culturas andinas classificam esta civilização como os mais importantes precursores do império Inca, florescendo como a capital administrativa e ritualística de um grande poder regional por mais de cinco séculos. As ruínas da cidade se localizam próximo à margem sudeste do lago Titicaca, no departamento La Paz, província Ingavi, município Tiwanaku, cerca de 72 km oeste de La Paz. Alguns especulam que o nome moderno "Tiwanaku" é relacionado ao termo Aymara taypiqala, que significa "pedra no meio", em alusão a crença de que ficaria no centro do mundo. Entretanto, o nome pelo qual Tiwanaku era conhecida pelos seus habitantes se perdeu, uma vez que esse povo não deixou linguagem escrita.

Mercado das Bruxas - Os vendedores vendem fetos de lhama e sapos secos para rituais aymaras, bem como figuras de pedra-sabão e fórmulas afrodisíacas. Esta rua é também o melhor lugar para pegar um charango ou outro instrumento musical boliviano.

Downhill para Coroico - É um passeio de 64 km na estrada que é conhecida como a mais perigosa do mundo. Embora seja uma estreita e sinuosa estrada com grandes quedas do lado, descendo de bicicleta é provavelmente a forma mais segura de chegar a Coroico e há vários agentes de turismo em La Paz, oferecendo a viagem.

Sagarnaga Street - Fica ao sul de Plaza San Francisco e é principalmente um mercado de rua com artesano e lojas de souvenirs, mas você também vai encontrar albergues, agências de viagens e cafés.

Salmon Eloy - Para quem quer fazer umas compras as lojas nesta rua vendem produtos eletrônicos baratos.

Calle Jaen - Um dos poucos lugares da cidade onde podemos encontrar prédios coloniais preservados, atualmente abriga vários museus interessantes.

Museu San Francisco - Este complexo religioso abriga alguns dos mais importantes momentos históricos da Bolívia, incluindo o nascimento da Revolução da Independência de 1809. Além disso, é possível subir a torre da igreja para obter uma visão panorâmica de ambos os bairros indígenas e mestiça.

Museu da Coca - Favorito dos turistas estrangeiros, este pequeno museu detalha história e o significado da folha de coca. As exposições são em espanhol, mas livretos de traduções completas em outros idiomas são fornecidos. De acordo com o museu, o crack é a maior epidemia desde a praga na Idade Média. E sim, há amostras grátis de folha de coca para os visitantes.

Mirador Killi Killi - Você pode obter a melhor vista de La Paz a partir daqui. Para chegar pode caminhar ou pegar um táxi até o local.

 

Cordilheira dos Andes

Também a apenas uma hora de La Paz, indo para o norte, chegamos cara a cara com o majestoso e imponente Cordilheira Real dos Andes (em língua quechua: Anti(s)) é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.

A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.

Altitude

A altitude de La Paz está dentro da zona onde a doença de altura pode ser um problema, especialmente para aqueles que chegam a partir ou perto do nível do mar. Para evitar basta passar um ou dois a uma altitude intermediária.

Em sua primeira noite em La Paz é provável que você encontre dificuldade em respirar e pode acordar ofegante. O chá da Folha de Coca é um remédio popular e pode ajudar no mal da altitude.

Vida Noturna

A noite de La Paz é mais discreta durante a semana, mas ganha vida entre quinta e sábado. Dentro do centro da cidade existem muitos bons bares, pubs, restaurantes e clubes que você pode ir para curtir a noite.

Abaixo está uma lista de alguns lugares que valem a pena conhecer em La Paz.

Sol Y Luna - Ponto de encontro popular entre os turistas. O bar tem um ambiente grande e os preços são em conta.

Ram Jam - É um lugar muito popular e fica aberto até tarde. O local também possui um bar no andar de cima onde tem mais "oxigênio", assim você pode respirar melhor e um ar puro a uma altitude elevada.

Mongo Rock - Um bar muito popular entre os turistas e habitantes locais. Eles também servem refeições e tocam músicas para dançar.

Coyote Bar - É pequeno, mas bem popular e tem uma boa estrutura.

Peña Restaurante Tambo Marka - Local turístico e bom para quem quer ouvir música boliviana ao vivo. Aqui você pode comer e beber bem e ainda verá os músicos locais tocando em seus instrumentos andinos.

Cuidados Básicos

Em áreas com muitas pessoas é importante ter cuidado com os "batedores de carteira". Um truque comum é uma pessoa derramar algo em suas roupas e, enquanto você se limpa, o "batedor" leva sua carteira ou pertences de seus bolsos.

Seja vigilante ao chegar em um hotel ou albergue. Mantenha uma mão em todas as suas malas e pertences em todos os momentos. Ladrões agem como se trabalhassem para o hotel, um minuto de distração e você pode ficar sem a bagagem.

Se for abordado por policiais a paisana, não apresente o seu passaporte. Houve vários casos de assaltos onde pode sentir falta de obejtos na bagagem após "busca por drogas". Caso isto aconteça insista em ser levado para a delegacia de polícia antes de dar-lhes acesso às suas coisas. Se você puder, ligue para o 110, que é o número da Bolívia para emergências.

La Paz é uma cidade muito segura, mas como no Brasil precisa tomar cuidados básicos.


Fonte: Brasil de Mochila