Menu
RSS

Route 66: conheça a histórica estrada americana

Uma das estradas mais lendárias e famosas dos Estados Unidos, a “Route 66” é uma rodovia que foi construída nos anos 1920 e passa por 3.945 quilômetros de terras norte-americanas. O tempo médio para percorrer a rota de ponta a ponta é cerca de 51 horas.

 Foto: Flickr/ Bill Dickinson

A Rota 66 começa em Chicago, no Estado de Illinois, e vai até Los Angeles, na Califórnia. Durante o trajeto, cruza também os Estados do Missouri, Kansa, Oklahoma, Novo México e Arizona. Fora isso, a estrada atravessa as ruas de Chicago e St. Louis. Ao passear pela rodovia é possível ainda observar o Grand Canyon, interagir com comunidades indígenas do sudeste do país e aproveite uma praia em Santa Mônica. Que tal?

Para os norte-americanos, a Rota 66 não é apenas uma estrada, e sua história é um dos motivos que a fazem ser especial e conhecida por muitos. Em meados de 1940, a estrada passava por pequenas cidades ao longo do meio oeste e sudeste do país, e era frequentemente chamada de “rua principal de América”.

No fim dos anos 1950, a estrada ficou ultrapassada e perdeu espaço para as autoestradas interestaduais. No entanto, continuava famosa no imaginário coletivo e foi cenário da antiga série de TV “Route 66”. O filme Carros, da Disney e Pixar, foi inspirado em um passeio que um dos diretores fez pela estrada.

Desativada desde 1984, a estrada agora chama “Histórica Rota 66” e ainda proporciona a nostalgia para os que desejam ser levados de volta ao passado. Para isso, hotéis e restaurantes na beira de estrada fazem o trabalho de ambientação e boas-vindas aos visitantes.

Uma das mais famosas hospedagens presentes na rota é o Rancho Hotel, em Gallup, Novo México, local que já recebeu celebridades como John Wayne e Humphrey Bogart.

Se ainda não se convenceu, aí vão outros pontos turísticos presentes ao longo da rota: Willis Tower, em Chicago, Arco Gateway, em St Louis, Reserva Nacional do Mojave, em Nipton, Califórnia; Museu Nacional Cowboy & Western Heritage, em Oklahoma City. Já no Texas, um restaurante vale destaque: Big Texan, que oferece bifes que pesam quase dois quilos. No Novo México, o Route 66 Diner, em Albuquerque, é um típico restaurante no estilo diner dos anos 1950.

A rota original termina no píer de Santa Mônica, mas há anos foi estendida até o Sunset Boulevard, em Los Angeles.


Fonte: Panrotas